(35) 3413-5060
(35) 9 9109-0318
Rua Dr. Bernardino Vieira, 108 - Centro, Passos.
Passos - MG
Odontologia Dra Alexandra Rosa Oliveira
Sim, crianças também podem desenvolver mau hálito. Como nos maiores, a origem do problema pode estar na má-higienização da boca; mas outros fatores, como respirar pela boca, podem causar a halitose.
O mau hálito é muito comum em crianças pequenas e até mesmo bebês: Em bebê, o problema é proveniente do 'sapinho' [estomatite], aquelas feridas que aparecem no canto da boca em razão da falta de escovação. A orientação para os cuidadores é para reforçar a limpeza da mucosa, com a dedeira ou com uma gaze ou pano umedecido com água".
A falta da higienização da língua também causa a halitose. O leite, mesmo materno, fermenta e fica grudado na mucosa e na língua, devido às papilas gustativas. A criança então fica com a saburra: língua esbranquiçada é língua suja; a língua limpa é rosadinha. Chupeta que não é higienizada constantemente também pode causar halitose.
Cáries também acometem os dentes de leite, principalmente os do fundo que costumam ser mais negligenciados durante a escovação. Fontes menos comuns do mau hálito infantil, são problemas estomacais, o consumo constante de alimentos de sabor muito forte como alho e cebola, casos de amígdalas inflamadas e sinusite.
O mau hálito infantil pode estar associado à respiração bucal.
Ao respirar pela boca, ocorre a hipossalivação, ou seja, cai a quantidade de saliva produzida pelo organismo, o que favorece o aumento das bactérias, que causam a gengivite e o mau hálito. Nesses casos é necessario avaliação do dentista juntamente com otorrino para avaliar o tratamento necessário.
Agende sua avaliação